O Poder Das Crenças Limitantes

Descubra como seu pensamento pode estar sendo atrapalhado, por meio de convicções negativas que restringem o seu potencial.

1/20/20251 min read

Crenças são ideias que, com o tempo, acabam se tornando verdades absolutas na sua vida. Desde a infância, somos influenciados pelas pessoas ao nosso redor e pelas situações que vivenciamos no dia a dia, criando modelos mentais que nem sempre refletem a realidade.

Essas crenças funcionam como imãs: você atrai o que acredita, e aquilo se torna real para você. A maioria das crenças limitantes se forma na infância. Imagine, por exemplo, que você, já adulto, decida aprender a tocar algum instrumento. Antes mesmo de começar as aulas, lembra-se de que nunca foi bom nas aulas de artes na escola. Instintivamente, você pensa que não tem talento para as artes e que não deveria tentar aprender a tocar piano. Isso é uma crença limitante.

Essas crenças limitantes são simplesmente suas interpretações da realidade. Você as considera verdadeiras, mas muitas vezes elas são apenas percepções falsas.

Existem 3 tipos de Crenças Limitantes:

  • Crenças Hereditárias - são aquelas que vieram dos seus antecessores (pais, avós, entre outros). Por exemplo, "você não presta atenção nas coisas" ou "você não tem talento para cozinhar". Geralmente, essas frases ecoam por bastante tempo no seu interior;

  • Crenças Pessoais - essas surgem devido a experiências individuais que você teve em sua vida;

  • Crenças Sociais - por fim, essas são criadas pela população e tendem a ser reforçadas pela mídia.

Assim, podemos ver que as crenças afetam o âmbito profissional e pessoal. E na maioria das vezes precisamos de ajuda para entender, trabalhar e combater as crenças limitantes. Caso tenha acesso a profissionais como psicólogos ou terapeutas, pode facilitar no processo para superá-las.