Economizar, Poupar e Investir. Tem diferença?

Você sabia que, apesar de parecerem termos semelhantes, economizar, poupar e investir são ações distintas, mas complementares? Muitas pessoas confundem esses conceitos, mas entender suas diferenças é essencial para alcançar a saúde financeira e conquistar seus objetivos a longo prazo.

1/22/20251 min read

Vamos diferenciar esses termos!

1. Economizar

A primeira regra é economizar! Evite despesas desnecessárias, busque formas de reduzir os gastos e aprenda a negociar para obter preços mais baixos. Organize-se para realizar compras à vista, facilitando o controle do seu orçamento. Com o tempo, você perceberá que essa prática se tornará um hábito.

2. Poupar

Agora que você começou a economizar, é hora de organizar sua vida financeira. Para isso, é fundamental planejar seus gastos e começar a construir uma reserva de emergência. Dessa forma, abrir mão de consumos imediatos se transformará em um benefício futuro, graças ao poder dos juros (simples ou compostos) sobre o capital investido.

3. Investir

Após esse período, você estará preparado para se tornar um investidor de sucesso. Com o tempo, verá os resultados do esforço realizado no curto prazo. Porém, lembre-se de que seu patrimônio deve ser investido para gerar rendimentos ao longo do tempo, e não apenas acumulado em um cofre.

Dica Extra

Evite colocar o dinheiro na poupança. Porque a poupança oferece uma rentabilidade bem inferior a outros tipos de investimentos. Com a inflação, o rendimento da poupança pode não ser suficiente para preservar o poder de compra do seu dinheiro, ou seja, seu dinheiro pode perder valor com o tempo.